Loading...

Práticas em neurodesenvolvimento infantil: Fundamentos e Evidências Científicas – 2ª edição

R$64,70

Categoria:
Pix
7% de desconto

Pagamento com pix

5% de desconto

pagamento com boleto bancário

Parcele em até 4X sem juros

parcela mínima R$ 30,00

Parcelamento
1x de R$64,70 sem jurosR$64,70
2x de R$32,35 sem jurosR$64,70
Loading...

Descrição

Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi / Marcia Regina Machado Santos Valiati / Sergio Antonio Antoniuk
ISBN: 978-85-5544-163-9
Peso: 0,335
236 p.

Atualmente, a adequada capacitação dos profissionais que atuam no neurodesenvolvimento humano tem exigido, cada vez mais, atualização constante com uma base de conhecimento teórico-prático muito mais dinâmica e complexa sobre as bases neurocientíficas da evolução da criança e do adolescente. Isso significa compreender e atuar sobre a Neurodiversidade: transitar pelos fatores biopsicossociais de risco e de proteção que impactam o neurodesenvolvimento humano, tornado possível não apenas conhecer o curso evolutivo típico dos processos de linguagem, cognitivo, motor e socioemocional, como também contribuir no domínio de certos transtornos e alterações do neurodesenvolvimento infantil (neurodesenvolvimento atípico). Esta obra representa a produção de profissionais da equipe de Neuropediatria do Centro de Neuropediatria (Cenep) do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba (Paraná) e colaboradores parceiros. Fruto do trabalho diário de equipes interdisciplinares altamente qualificadas e empenhadas em consolidar uma prática clínica de excelência, bem como em contribuir na capacitação e na formação de profissionais das áreas da Saúde e Educação. Além da integração de diversas áreas do conhecimento e pesquisas em neurodesenvolvimento, a proposta deste livro é apresentar uma abordagem atual com relevância científica que contribua aos estudos sobre o neurodesenvolvimento infantil, assim como à prática diárias dos diversos profissionais, visando ao bem-estar e a qualidade de vida das crianças, adolescentes e suas famílias.

Introdução……………………………………………………………………………………………………………………….. 23
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
Marcia Regina Machado Santos Valiati
Sérgio Antonio Antoniuk

NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL: DEFINIÇÃO E CONCEITO…………………………………25
Katia Aceti Oliver
Sérgio Antonio Antoniuk
Isac Bruck

Marcos do desenvolvimento infantil……………………………………………………………………………………35
Marcia Regina Machado Santos Valiati
Sérgio Antonio Antoniuk

PROMOÇÃO E PROTEÇÃO AO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL………………………………………………………………………………………………. 47
Marcia Regina Machado Santos Valiati

O NASCIMENTO PREMATURO COMO FATOR DE RISCO AO NEURODESENVOLVIMENTO……………… 63
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

VÍNCULOS AFETIVOS E NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL…………………………………………………. 81
Bárbara Saur
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E ESCOLAR
EM CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS…………………………………………………………………………………… 97
André Luis Santos do Carmo
Fernanda Wagner Fredo
Sérgio Antonio Antoniuk

CARACTERÍSTICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NAS SÍNDROMES GENÉTICAS COM DÉFICIT INTELECTUAL: SÍNDROME DE DOWN E SÍNDROME DO X FRÁGIL                107
Natália Rosot
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

CARACTERÍSTICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NAS SÍNDROMES GENÉTICAS COM DÉFICIT INTELECTUAL: SÍNDROME DE RUBINSTEIN-TAYBI     131
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
Eduarda Basso
Fabiane Della Giustina Soares
Katiane Janke
Líria Grockotzki Goularte
Vanessa Fiuza
Rui Fernando Pilotto

AVALIAÇÃO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRANSTORNO DE ATENÇÃO……………………….. 145
José Marcelo Popi
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

FUNÇÕES EXECUTIVAS NA ESCOLA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS……………………………………………. 155
Maria de Lourdes Tabaquim
Fabiana Ribas Ferreira
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

INOVAÇÃO EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO……………………………………………………………. 173
Elizabeth Carvalho da Veiga
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

A IMPORTÂNCIA DA TRIAGEM NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE E EDUCAÇÃO………….. 193
Marlos Andrade de Lima
Giovanna Kluppel Strobel
Michelle Tomassini Jacques
Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

 CONTEXTO NEUROPSICOLÓGICO E SUAS
REPERCUSSÕES NA SÍNDROME EPILÉTICA………………………………………………………………………………. 203
Rachel Schlindwein-Zanini

André Luis Santos do Carmo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2011). Possui Residência Médica em Pediatria (2015) e em Neurologia Pediátrica (2017) no Hospital de Clínicas da UFPR. Atualmente atua como Pediatra na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital de Clínicas da UFPR e Neurologista Pediátrico no Centro Regional de Atendimento Integrado ao Deficiente (CRAID) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, e cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPR.
http://lattes.cnpq.br/5331407703528480

Bárbara Saur
Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, Linha de pesquisa: Avaliação e reabilitação neuropsicológica. Graduação em Psicologia, Bacharel e Formação do Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atua nos seguintes temas: neuropsicologia do desenvolvimento; desenvolvimento infantil; relação de apego; avaliação cognitiva.
http://lattes.cnpq.br/3624622089361459

Clay Brites
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Residência médica em Pediatria com especialização em Neurologia Infantil pela Santa Casa de S.Paulo (1999-2003). Título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP-2003). Doutor em Ciências Médicas, área de concentração em Neurologia, pela UNICAMP (2018). Speaker do Instituto Neurosaber. Coordenador da ABENEPI – Núcleo Londrina (2010 -2013 e 2017- ), Presidente da ABENEPI-PR (2015-2017) e vice-presidente da ABENEPI-PR (2017- ). Palestrante, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: TDAH, TEA, Transtornos de Desenvolvimento, neurodesenvolvimento, neurologia da aprendizagem, multidisciplinaridade e dificuldades escolares. Autor de livros, capítulos e artigos científicos, é palestrante em eventos presenciais, em lives e webinários e produtor/colaborador na estruturação de cursos e conteúdos do Instituto Neurosaber.
http://lattes.cnpq.br/6795049538506618

Eduarda Basso
Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, Linha de pesquisa: Avaliação e reabilitação neuropsicológica. Atualmente, é psicóloga da Prefeitura Municipal de Antonina. Cargo de psicólogo do CAPS I de Antonina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia.
http://lattes.cnpq.br/3243427304774415

Elizabeth Carvalho da Veiga
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1981), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidad Complutense de Madrid (2003). Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e coeditora da Revista Psicologia Argumento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, aprendizagem, inteligências múltiplas, psicopedagogia e teoria modular da mente.
http://lattes.cnpq.br/2385243420117831

Fabiana Ribas Ferreira
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração “Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas” do HRAC/USP. Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração. Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelas Faculdades Integradas de Bauru.
http://lattes.cnpq.br/8506531370384131

Fabiane Della Giustina Soares
Aluna do curso De Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

 Fernanda Wagner Fredo
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2010). Residência médica em Pediatria pelo Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (2015). Especialização em Neuropediatria no Centro de Neuropediatria do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (2017). Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente, na área de Neurologia Infantil, com ênfase em Neurodesenvolvimento, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná.
http://lattes.cnpq.br/6728331813563491

Giovanna Kluppel Strobel
Psicóloga formada pela UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia.
http://lattes.cnpq.br/1327481791675997

Isac Bruck
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1959). Atualmente, é professor assistente da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: toxina botulínica do tipo a, paralisia cerebral, dificuldade de aprendizagem em crianças e adolescentes.
http://lattes.cnpq.br/4328302630189416

José Marcelo Popi
Psicólogo formada pela UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Graduado em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Mestrado (2015) em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Ciência da Computação (ênfase em engenharia de software e inteligência artificial) e em Psicologia. Atua nas áreas de Análise do Comportamento e Neuropsicologia.
http://lattes.cnpq.br/0303609348362388

Katia Aceti Oliver
Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2010). Médica intensivista neonatal do Hospital e Maternidade Santa Brígida, Brasil.
http://lattes.cnpq.br/4715259143371529

Katiane Janke
Psicóloga formada pela UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia e Altas Habilidades/Superdotação.
http://lattes.cnpq.br/1571505328685019

Líria Grockotzki Goularte
Psicóloga formada pela UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia.
http://lattes.cnpq.br/7461436645297691

 Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1980), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2002), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Professora Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Fissuras e Anomalias Craniofaciais/HRAC/USP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq GEP/Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Fissura e Anomalias Craniofaciais: prevenção, avaliação e reabilitação/HRAC/USP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, programas de intervenção, transtornos de aprendizagem, déficit de atenção-hiperatividade e outros transtornos do neurodesenvolvimento.
http://lattes.cnpq.br/0571999706649442

Marlos Andrade de Lima
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Linha de pesquisa: Avaliação e reabilitação neuropsicológica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem como principal campo de atuação Neuropsicologia e Comportamento, altas habilidades/superdotação com foco em psicologia experimental.
http://lattes.cnpq.br/1113127043431858

Michelle Tomassini Jacques
Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Linha de pesquisa: Psicologia e Educação. Possui graduação em Letras Português/Inglês e em Psicologia. Professora de inglês. Foi professora substituta na UFPR.
http://lattes.cnpq.br/9557711498533449

Natália Rosot
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Psicóloga, formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com formação em bacharelado e licenciatura em Psicologia e formação de psicólogo. Possui especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico. Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Atua principalmente nas áreas de avaliação e reabilitação neuropsicológica infantil e psicologia do desenvolvimento.
http://lattes.cnpq.br/1671104544787034

Rachel Schlindwein-Zanini
Preceptora da Residência Multiprofissional – RIMS/HU. Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Neuropsicologia e Saude – HU/UFSC. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP. Doutora em Ciências da Saúde/Medicina (Neurociências) – PUC/RS. Pós-doutorado em Psicologia pela UFSC. Estágio na University of Miami (EUA) – Miller School of Medicine. Fellowship em Avaliação Neuropsicológica pré e pós-operatória da cirurgia da Epilepsia e Hidrocefalia de Pressão Normal no Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).
http://www.hu.ufsc.br/setores/neuropsicologia/rachelsz@floripa.com.br

Rui Fernando Pilotto
Possui graduação em História Natural – Biologia pela Universidade Federal do Paraná (1969), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1973) e doutorado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Atualmente, é Professor Associado IV do Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Professor e Coordenador das Disciplinas BG-020 Genética Médica – Optativa – Medicina; BG-033 Temas Especiais de Genética Aplicados à Psicologia – Optativa – Psicologia; BG-037 Genética e Evolução – Medicina – Obrigatória. Responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas da UFPR. Diretor Científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), onde é realizado o Teste do Pezinho do Estado do Paraná. Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação das Apaes do Estado do Paraná (2012-). Vice-Coordenador do Curso de Medicina da UFPR (2012-). Tem experiência na área de Genética Médica e Clínica, com ênfase no Aconselhamento Genético.
http://lattes.cnpq.br/5250285642438604

Vanessa Basso Fiuza
Aluna do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.
http://lattes.cnpq.br/4019952926165461

Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
Possui Pós-Doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação, pela Universidade de Murcia, Espanha (2014); Doutorado em Ciências Médicas/Área concentração Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2008); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996) e graduação Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Paraná (1991). Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Avaliação e Intervenção Neuropsicológica – Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia/UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuropsicologia da Criança e do Adolescente, Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Transtornos de Desenvolvimento e Aprendizagem; Atenção Precoce, Prevenção e Promoção do Desenvolvimento; Altas Habilidades/Superdotação.
http://lattes.cnpq.br/3904612133410120
tatiriechi@hotail.com; riechi@ufpr.br

Marcia Regina Machado Santos Valiati
Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente – Área Neuropediatra pela UFPR, Mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Universidad de Extremadura (2003), validação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em Educação Especial e Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas. Formação pelo Método Bobath e Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Graduação em Terapia Ocupacional e Pedagogia. Atualmente, é colaboradora voluntária da UFPR-CENEP (Centro de Neuropediatria do Hospital de Clinicas), Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Curitiba/SMSáude. Professora Preceptora de estágios do Curso de Terapia Ocupacional UFPR e Docente convidada em cursos de pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, neurologia infantil, avaliação e desenvolvimento infantil, problemas de aprendizagem, TDAH, Autismo e Motricidade. Participa de projetos de pesquisa na área de Desenvolvimento infantil.
http://lattes.cnpq.br/9790539930328452
marciavaliati@hotmail.com

 Sérgio Antonio Antoniuk
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, crianças, dieta cetogênica, autismo e hiperatividade.
http://lattes.cnpq.br/6098980123609991
antoniuk@uol.com.br

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Práticas em neurodesenvolvimento infantil: Fundamentos e Evidências Científicas – 2ª edição”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos Relacionados