Descrição
ISBN: 978-85-5544-179-0
Peso: 0,300
R$54,70
Pagamento com pix
pagamento com boleto bancário
parcela mínima R$ 30,00
Parcelamento | |
---|---|
1x de R$54,70 sem juros | R$54,70 |
ISBN: 978-85-5544-179-0
Peso: 0,300
Sinto-me muito gratificado em apresentar o livro Aprendizagem ATIVA Métodos e Desafios na Educação Superior. A obra trata de um tema muito relevante para o momento atual e o futuro da educação superior, pois estamos passando por uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem em virtude da revolução digital e a mudança de geração com a chegada dos millennials.
Essa mudança gera a necessidade de uma transformação na educação superior. Um exemplo disso é a forma em que os professores e os alunos atuam em sala de aula, mudando de um modelo mais passivo em que o docente é o transmissor do saber para um modelo mais colaborativo, em que por meio de situações do cotidiano, os discentes conectam os saberes teóricos com a aplicabilidade no mundo real. Nesse sentido, a inserção de metodologias que permitam uma aprendizagem ativa passa de um olhar longínquo para uma necessidade eminente, para que possibilite, então, a subsistência das instituições de ensino.
Este livro é o resultado do trabalho e da experiência de 17 professores da FAE Centro Universitário. Nos últimos cinco anos, a FAE tem intensificado os estudos, a capacitação e a aplicação de métodos de aprendizagem ativa nas várias áreas de graduação e pós-graduação, o que deu subsídio para que a obra retrate trajetórias, desafios e resultados da aplicação da aprendizagem ativa em diferentes áreas e em contextos variados. Dessa forma, o livro apresenta desde discussões relativas ao planejamento das aulas ao uso de tecnologias, projetos transversais, superação dos desafios da Matemática, inovação no ensino do Direito, sistemáticas de avaliação de projetos baseados em aprendizagem ativa e o olhar do docente e do discente nas práticas.
Com esse lançamento, a FAE acredita estar contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da educação superior e lançando mais uma semente para a necessária transformação que a educação brasileira precisa.
Aos leitores, eu deixo o encantamento de descobrir o conteúdo do livro e o formato dinâmico em que foi desenvolvido, envolvendo várias mãos de professores apaixonados e que acreditam que o compartilhamento de experiências pode tornar o desafio de revolucionar a educação superior uma tarefa possível.
Boa leitura!
Everton Drohomeretski
Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAE Centro Universitário e apaixonado pela educação superior.
APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………………………11
OFICINA PEDAGÓGICA: UMA PRÁTICA INOVADORA E CRIATIVA………………..13
Silvia Iuan Lozza
DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PSICOLOGIA –
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL…………………………………………………………………….33
Nelcy Teresinha Lubi Finck
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA……………………………………..51
Soraia Carise Prates
APRENDIZAGEM ATIVA NA ÓTICA DOS DISCENTES…………………………………….63
Viviane Maria Rosa de Souza
Noeli Aznar Perez
Silvia Iuan Lozza
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO.…………………………………………………………………………………..77
Andrea Bier Serafim
O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES E IDEIAS……………………………………………………………………………………………………95
Bruna Dancini Godk
ATIVIDADES PRÁTICAS EM DISCIPLINAS TEÓRICAS: UMA PROPOSTA DE
ABORDAGEM ATIVA COMO ESTÍMULO À REFLEXÃO CRÍTICA…………………….111
Caroline Cavalcanti de Oliveira
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO……………………………………………………………..125
Cornélio Schwambach
UMA EXPERIÊNCIA EM METODOLOGIA ATIVA: INTEGRAÇÃO
DAS DISCIPLINAS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO
E CAPACITAÇÃO DE PESSOAS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO………………….133
Cristian Merli Finger
Maristela Ferreira de Andrade Gomes da Silva
PROCESSO CIVIL 4.0: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INSPIRADAS
NA TAXONOMIA DE BLOOM E PROBLEM BASED LEARNING (PBL)……………155
Fernando Schumak Melo
APRENDIZAGEM ATIVA: TRAJETÓRIAS PARA INOVAÇÃO NO
ENSINO EM SAÚDE …………………………………………………………………………….173
Iara Lúcia Tescarollo
Marcelo Augusto Gonçalves Bardi
PRÁTICA DOCENTE – EXPERIÊNCIAS………………………………………………………191
Jorge Wilson Michalowski
VALORIZANDO A APRENDIZAGEM: A SISTEMATIZAÇÃO DE UM
MÉTODO DE ENSINO COM BASE NA INTERAÇÃO DISCENTE E NAS
METODOLOGIAS ATIVAS ……………………………………………………………………..201
Rodrigo Ribeiro da Silva
GILBERTO ANDREASSA JUNIOR
Doutorando (PUC/PR), Mestre (UniBrasil) e Especialista (PUC/PR) em Direito. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados do Paraná. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro Honorário da Academia Brasileira de Direito Processual Civil. Advogado (OAB/PR 50.515) e Professor Universitário (FAE Centro Universitário e cursos de pós-graduação). Coordenador adjunto no curso de Direito da FAE Centro Universitário. Livros publicados: Ativismo judicial & teoria dos precedentes: integração dos Poderes e coerência nas decisões do Judiciário. Ed. Juruá, 2015; Reclamação constitucional e sua efetividade no Direito Processual contemporâneo. Ed. Protexto, 2011. Livros coordenados: Novos estudos de Direito Bancário (Coord.). Ed. Íthala, 2019; Novo Código de Processo Civil em diálogo com o ordenamento jurídico brasileiro (Coord.). Ed. Íthala, 2018; 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: retrospectiva e perspectivas (Coord.). Ed. Instituto Memória, 2018; Novos rumos do Direito (Coord.). Ed. Juruá, 2013.
NELCY TERESINHA LUBI FINCK
Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Orientadora Profissional (coach)/Psicóloga. Professora de Graduação e Pós-Graduação na FAE Centro Universitário.
SILVIA IUAN LOZZA
Doutoranda em Educação (USF). Coordenadora do Curso de Pedagogia. Professora da graduação. Coordenadora da pós-graduação da FAE Centro Universitário.
SORAIA CARISE PRATES
Doutora em Educação (PUC/PR). Professora de Matemática dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharias de Produção, Engenharia Elétrica, Negócios Internacionais da FAE – Centro Universitário, Curitiba-PR.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Iara Lúcia Tescarollo –
Excelente oportunidade para criar aulas inovadoras.
Eliane Peçanha –
Obrigada pela dica.