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Autismo: Perspectivas no dia a dia

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Descrição

Claudia Omairi, Marcia Regina Machado Santos Valiati, Mariane Wehmuth e Sergio Antonio Antoniuk
ISBN: 978-85-61868-56-7
Número de Páginas: 240
Peso: 0,440

A fim de ajudar crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a conquistarem autonomia e capacidade de construir seu próprio conhecimento, esta obra apresenta informações atualizadas da parte médica, educacional e terapêutica para auxiliar pais e profissionais a trabalharem no seu desenvolvimento.

Com a preocupação de manter uma linguagem simples e clara, os autores constroem um livro científico onde os profissionais podem encontrar referências e informações básicas dos aspectos essenciais da vida diária, acadêmica, emocional e social do autismo.

A obra está dividida em cinco seções:

  • Aspectos Gerais e as novas mudanças dos critérios diagnósticos do DSM-V, bem como o tratamento farmacológico e as Síndromes de Asperger e X Frágil;
  • Interação e atenção à família: o impacto do diagnóstico e depoimentos emocionantes de mães;
  • Aspectos da Comunicação: área tão almejada pelas famílias, onde se aborda o papel da Fonoaudiologia, a comunicação alternativa e a Musicoterapia;
  • Processo Escolar e de Inclusão: alternativas, sugestões e reflexões diante de um tema tão delicado e motivo de preocupação dos familiares;
  • O trabalho da equipe de multiprofissionais (Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física e Pedagogia) que contribui no atendimento clínico terapêutico/educacional das crianças com TEA e seus familiares.

A obra conta com a colaboração de Alzira E. M. Viana Cornel, Amanda Bueno dos Santos, Anselmo Franco da Silva, Caroline Ferreira Borges, Claudia Omairi, Danielle Bernert, Elaine R. Friedmann Taffarel, Ingrid Tremel Barbato, Janea da Silva Catini de Lima, Jorge Humberto Barbato Filho, Karine Angleri, Luzanira Correa Feitosa, Marcelo Fischer de Almeida, Marcia Maria Loss de Carvalho, Marcia Regina Machado Santos Valiati, Maria do Pilar Carvalho, Maria Helena Jansen de Mello Keinert, Mariana Arend de Paula Xavier, Mariane Wehmuth, Marise Bueno Zonta, Michela R. Rossini Gusso, Nydia Cristiane de Carvalho Cunha, Rosimere Benites, Sabrina Piazzatto Muggiati Abage, Sandra Vieira Silva e Sergio Antonio Antoniuk.

SEÇÃO 1
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ASPECTOS GERAIS
Capítulo 1 • 25
Transtorno do Espectro Autista: Aspectos Gerais e Critérios Diagnósticos
Mariane Wehmuth • Sergio A. Antoniuk
Capítulo 2 • 35
Autismo: Tratamento Farmacológico
Mariane Wehmuth • Sergio A. Antoniuk
Capítulo 3 • 45
Síndrome de Asperger
Karine Angleri • Sergio A. Antoniuk
Capítulo 4 • 57
Síndrome do X Frágil
Ingrid Tremel Barbato • Jorge Humberto Barbato Filho

SEÇÃO 2
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERAÇÃO
E ATENÇÃO À FAMÍLIA
Capítulo 5 • 67
Impacto do Diagnóstico
Alzira E. M. Viana Cornel
Capítulo 6 • 75
Então sou Mãe!: Síndrome de Asperger
Maria do Pilar Carvalho

b Sumário • 20 a
Capítulo 7 • 81
História da Beatriz e a Fundação da AAMPARA
Rosimere Benites
Capítulo 8 • 85
Relato de uma Mãe: Síndrome do X Frágil
Sabrina Pizzatto Muggiati Abage

SEÇÃO 3
INTERVENÇÕES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Capítulo 9 • 89
Intervenções da Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista
Marcia Maria Loss de Carvalho
Capítulo 10 • 99
A Comunicação Alternativa e o Uso do PECS
Marcia R. M. S. Valiati • Michela R. Rossini Gusso
Capítulo 11 • 109
Musicoterapia e Autismo
Elaine R. Friedmann Taffarel

SEÇÃO 4
INTERVENÇÕES NO PROCESSO ESCOLAR
Capítulo 12 • 115
Como Auxiliar na Alfabetização da Criança com Tea
Amanda Bueno dos Santos • Janea da Silva Catini de Lima
Capítulo 13 • 123
Protocolo Self e Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento
Maria Helena Jansen de Mello Keinert
Capítulo 14 • 129
Inclusão de Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista
Mariana Arend de Paula Xavier

SEÇÃO 5
INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS
Capítulo 15 • 139
Integração Sensorial e o Transtorno do Espectro Autista
Claudia Omairi
Capítulo 16 • 153
A Importância da Organização na Rotina da Criança com Transtorno
do Espectro Autista
Marcia Regina Machado Santos Valiati • Nydia Cristiane
de Carvalho Cunha
Capítulo 17 • 165
A Importância do Brincar no Desenvolvimento da Criança
com o TEA
Danielli R. Bernert
Capítulo 18 • 173
Uso De Ferramentas Tecnológicas
Amanda Bueno dos Santos
Capítulo 19 • 179
Educação Física, Esporte e o Autismo
Anselmo Franco da Silva • Luzanira Correa Feitosa
Capítulo 20 • 185
Alterações Motoras no Transtorno do Espectro Autista
e a Intervenção da Fisioterapia
Luzanira Correia Feitosa • Marcela Fischer de Almeida •
Marise Bueno Zonta
Capítulo 21 • 193
Direitos Constituídos à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Caroline Ferreira Borges • Sandra Vieira Silva

SEÇÃO 6
ANEXOS
Anexo I • 203
CARS
Anexo II • 213
M-Chat
Anexo III • 215
Informativo para Educadores, Fiquem Atentos!
Anexo IV • 217
Questionário de Sinais e Sintomas de Síndrome de Asperger
em Pré-Escolares
Anexo V • 221
Protocolo Self de Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento – Pro – Self
Anexo VI • 231
Modelo: Programação Terapêutica Individual

Claudia Omairi

Terapeuta Ocupacional. Doutoranda do Programa de Pós­-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pe­diatria da UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Formação pelo Método Bobath, São Paulo. Certificada Internacionalmente em Integração Sensorial pela University Southern California – USC e Western Psychological Services – WPS (1997 na Califórnia – USA) e atualização pela USC/WPS (2013 em Curitiba – Brasil). Docente do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Linha de pesquisa: Efetividade da Integração Sensorial segundo Ayres, com crianças com Transtorno do Espectro Autista. Vice-presidente da Associação Brasileira de Integração Sensorial – ABIS.

Email: [email protected]

 

Marcia Regina Machado Santos Valiati

Terapeuta Ocupacional e Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós­-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pe­diatria da UFPR. Mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos. Especialização em Educação Especial. Formação pelo Método Bobath, Avaliação Psicoeducacional e Certificação Internacional em Integração Senso­rial pela USC/CA e WPS 2013 (Br). Terapeuta Ocupacional da Prefeitura Mu­nicipal de Curitiba, Centro de Neuropediatria do Hospital de Clinicas. Docente em cursos livres e pós-graduação.

E-mail: [email protected]

 

Mariane Wehmuth

Neuropediatra voluntária do Ambulatório de Autismo do CENEP – Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas. Neuropediatra da Secretaria Municipal de Educação em União da Vitória, no  Hospital Infantil Dr. Jesser Amarante Farias – Joinville-SC. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pediatria da UFPR. Docente em cursos livres e pós-graduação.

E-mail: [email protected]

 

Sergio Antonio Antoniuk

Médico Neurologista da Infância e Adolescente. Doutor e Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente  pela UFPR. Professor Adjunto da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Pediatria da UFPR. Coordenador do Centro de Neuropedia­tria do HC/UFPR.

E-mail: [email protected]

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