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Autodidatismo Libertário – Evolução e educação na ontogênese do homo ciberneticus

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Descrição

David Ribeiro Tavares
ISBN: 978-85-61868-82-6
Número de Páginas: 202
Peso: 0,270

É possível que conhecidos conceitos como a mente, a consciência e a intuição (como geradora de grandes ideias e descobertas na história do homem) tenham conteúdos substanciais biológicos e formas de percepção cibernéticas? Seriam, tais interfaces de pensamento, artefatos que surgiram como resultado de mudanças de adaptação pela espécie humana ocorridas durante evolução do homem?
Com este livro o autor convida o leitor a uma reflexão crítica dos atuais modelos de ensino e aprendizagem e suas relações na formação de um novo sujeito que se desenvolve rapidamente na atual sociedade tecnológica. Seriam mudanças evolutivas?
Trata-se, portanto, de um pensamento de vanguarda que discorre sobre a formação de um acontecimento que em pouco tempo todos nós perceberemos: o surgimento de um autodidatismo libertário, tecnológico e de natureza cibernética. Tais mudanças surgem como um novo estágio evolutivo, contingente e necessário, na formação de um emergente sujeito modificado na atualidade, identificado neste livro como o homo ciberneticus.

Introdução, 15

Parte I, 29
1.1. Gênese ontológica do sujeito na formação do seu ethos individual, 29
1.2. Da ontogênese à pedagogênese, 51
1.3. As “cores” do mundo, 54

Parte II, 71
2.1. O Relógio biológico e os ritmos circadianos – os ritmos das células, 71
2.2. Movimentos biológicos, 82

Parte III, 95
3.1. Método lógico cognitivo-somático: o início de uma epistemologia evolucionária, 95

Parte IV, 111
4.1. A emancipação cibernética do ethos individual, 111
4.2. Distorção semiótica cultural das autoproduções naturais do sujeito, 114
4.3. A indisposição do mundo, contrário a natureza evolutiva do sujeito, 120
4.4. Evolução e adaptação do sujeito-tecnológico: a metamorfose cibernética, 126
4.5. Superando os paradigmas verticais de ensino e aprendizagem, 138
4.6. A emergente e visível evolução das futuras gerações, 141
4.7. A subutilização atual da futura potência evolucionária, 156

Parte V, 161
5.1. O sujeito não é início nem fim, mas um modo de autoprodução de vida e de conhecimento, 161
5.2. Os signos e as representações, 167
5.3. O condutor do campo de força morfogenético, 171
5.4. Entendendo o homo ciberneticus, 179
5.5. O começo do fim. Do vertical ao horizontal. A descoberta do novo modus ciberneticus producente de vida e conhecimento, 185

Considerações Finais, 193

Referências, 195

David Ribeiro Tavares é atualmente professor de cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas da filosofia e economia, assim como nas demais ciências sociais aplicadas e comportamentais. É autodidata, pesquisador e cientista cognitivo e comportamental dos estudos sobre o meio ambiente, a mente e o cérebro em todas as suas produções representacionais.
O autor utiliza, cria e desenvolve ferramentas e práticas inovadoras para capacitação e desenvolvimento humano, abordando a reprogramação cognitiva dos impulsos neurossomáticos no sistema corpo- cérebro, assim como uma abordagem humanista de autodidatismo e desenvolvimento neurocognitivo no ambiente educacional.
É graduado em economia e vencedor do prêmio “São Marcelino Champagnat”, formado com mérito e reconhecimento de melhor aluno do curso, além de premiado como melhor economista formando pelo CORECON (Conselho Regional de Economia). Possui mestrado em engenharia de produção e sistemas de informação com ênfase no desenvolvimento de produtos pela medição dos desejos implícitos no ser humano ao se relacionar com produtos, o que lhe rendeu o título de Master of Science.
É um livre-pensador evolucionista e profundo estudioso de filosofia, ciências cognitivas, neurociências, antropologia, cibernética, inteligência artificial, etologia, etc., dando ênfase ao desenvolvimento de teses e teorias, modelos e publicações, sobre os mais diversos temas que envolvem assuntos como: mente incorporada, consciência biológica e evolutiva, intuição corporal ou transdução informacional.

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