Loading...

Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – Avaliação e Intervenção

R$69,00

Categoria:
8% de desconto

pagamento com boleto bancário

Parcele em até 4X sem juros

parcela mínima R$ 30,00

Parcelamento
1x de R$69,00 sem jurosR$69,00
2x de R$34,50 sem jurosR$69,00
Loading...

Descrição

Marcia R. M. S. Valiati, M. Cristina Bromberg, Sérgio A. Antoniuk, Tatiana. I. J. de S. Riechi
ISBN: 978-85-61868-25-3
Número de Páginas: 327
Peso: 0,578

A criança não é mais entendida como um adulto em miniatura. O desenvolvimento infantil está sendo focado com preciosidade nuclear, como se a humanidade fi nalmente reconhecesse que é na criança que se encontra a garantia do futuro.
As ciências da Saúde e Educação propõem, para a compreensão do desenvolvimento infantil e, também, para as diversas formas de intervenção, uma abordagem dinâmica e sistêmica. Evidências como a particularidade do desenvolvimento biopsicosocial da criança, a queda da mortalidade infantil, avanços na genética, neuroimagem, farmacologia, aprimoramento técnico e humano dos hospitais, assim como as novas demandas psico-educacionais, sociais e culturais precisam orientar as práticas de saúde e educação. Essas refl exões foram, sem dúvida, o elo entre os autores quando se uniram com o objetivo comum da elaboração deste livro, fruto de pesquisas coletadas e processadas ao longo dos anos no Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
Inicialmente, os organizadores propõem uma leitura sobre integração disciplinar, que começa pela proposta multidisciplinar, passa pela interdisciplinariedade e deve evoluir para o inevitável caminho da transdisciplinariedade. Em seguida, são apresentados artigos sobre Desenvolvimento Infantil, como Prematuridade e Desenvolvimento Neuropsicomotor, Ambulatório de Seguimento, Terapia Ocupacional na Pediatria, Diagnóstico e Tratamento do TDAH, Difi culdades e Transtornos de Aprendizagem. Por fim, discutem-se as diversas propostas metodológicas de avaliação e intervenção para crianças e adolescentes.

INTRODUÇÃO
SIGNIFICADO E LIMITES DA INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR, 19

1. DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PREMATURIDADE E DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR, 29
INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR NO AMBULATÓRIO DE SEGUIMENTO DO
RECÉM-NASCIDO DE RISCO, 43
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS NO AMBULATÓRIO DE
SEGUIMENTO Do RECÉM-NASCIDO DE RISCO, 63
A TERAPIA OCUPACIONAL NA PEDIATRIA, 75

2. TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
EPILEPSIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, 85
EPILEPSIA E AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM CRIANÇAS E
ADOLESCENTES, 97
CRISES NÃO EPILÉPTICAS NA INFÂNCIA, 109

3. TRANSTORNOS NEUROPSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
OS SINAIS DE ALERTA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA
INFÂNCIA: UMA FORMA DE OBSERVAR, 123
SÍNDROME DE TOURETTE: COMO É SER UM “TOURRÉTICO”?, 129
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:
MANIFESTAÇÃO CLÍNICA E DIAGNÓSTICO, 143
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:
TRATAMENTO E FARMACOTERAPIA, 159
QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE, 171
A VIOLÊNCIA SILENCIOSA, 181
VIOLÊNCIA SEXUAL – DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM AS
PRINCIPAIS PATOLOGIAS PSIQUIÁTRICAS NA INFÂNCIA E
ADOLESCÊNCIA, 193

4. TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NOS TRANSTORNOS DE
APRENDIZAGEM, 217
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:
INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO, 231
ASPECTOS EMOCIONAIS NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 239
BULLYING E CYBERBULLYING: UMA REVISÃO, 251
IMPACTO DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
E COMORBIDADES EM CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR, 259
DESEMPENHO EM LEITURA E ESCRITA NA CRIANÇA COM TDAH, 275
A INFLUÊNCIA DAS TRANSMISSÕES FAMILIARES NO FRACASSO
ESCOLAR, 303
FAMÍLIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO – UM ESTUDO REFLEXIVO DO
SERVIÇO SOCIAL, 313

Marcia Regina Machado Santos Valiati
Terapeuta Ocupacional e Pedagoga. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança
e do Adolescente, Departamento de Pediatria, Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Universidad
de Extremadura (2003) com validação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em Educação Especial e Método Neuroevolutivo Bobath e aperfeiçoamento em Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Terapeuta Ocupacional da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, cedida oficialmente à Universidade Federal do Paraná, lotada no Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas.
marciavaliati@hotmail.com

Maria Cristina Bromberg
Pedagoga. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pedagoga voluntária do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Grupo de Orientação sobre o TDAH – GOTAH. Diretora do Instituto Pamela Kvilekval.
titabromberg@hiperatividade.com.br

Sérgio Antonio Antoniuk
Médico Neurologista da Infância e do Adolescente. Doutor e Mestre em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
antoniuk@uol.com.br

Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi
Psicóloga. Pesquisadora. Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia da UFPR.
tatiriechi@hotmail.com

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – Avaliação e Intervenção”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos Relacionados