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Inclusão, Educação Infantil e a Formação Docente: Percusos sinuosos

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Descrição

Sandra Salete de Camargo Silva
ISBN: 978.85.5544.073.1
Número de Páginas: 94 p.
Peso: 0,150

O estudo que aqui apresentamos constitui parte da dissertação de Mestrado intitulada Educação Infantil Inclusiva: das Políticas Públicas à Formação Docente na Rede Municipal de Maringá, no programa de pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

A publicização desse trabalho tem como objetivo fomentar provocações acerca do processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino comum envolvendo as políticas, os direitos educacionais, o funcionamento das instituições escolares. Ressaltamos que partes desta pesquisa foram publicadas anteriormente em outras obras da autora.

Esse debate, ancorado na compreensão das condições concretas e reais da vida, da aprendizagem e do desenvolvimento humano, envolve os mais heterogêneos grupos de sujeitos que constituem o público-alvo da educação inclusiva.

Oportunamente, contextualizamos o estudante com deficiência, compreendendo esse sujeito de direito, oriundo de relações sociais intersubjetivas, que mesmo com a garantia de direitos e deveres voltados à educação para e com todos, não garantem a concretização das práticas inclusivas. Precisamos assim, repensar as escolas com fundamentação teórica e metodológica que encaminhe as ações pedagógicas, a gestão escolar, os projetos políticos pedagógicos para práticas mais inclusivas.

A autora

. Introdução p.9

2. A sociedade capitalista e o processo de inclusão p. 14

2.1 O sistema capitalista e as relações sociais p. 15

2.2 A educação como espaço social de inclusão p.23

2.3 A educação especial: processo de inclusão p. 27

3. As políticas públicas de inclusão p. 33

3.1 Educação inclusiva: políticas públicas internacionais p.46

3.2 Educação inclusiva: políticas públicas iacionais p. 49

4. A educação infantil inclusiva e a formação em serviço dos professores p. 69

4.1 A formação em serviço: percurso de uma prática inclusiva p. 73

5. Conclusão p. 81

Referências p. 87

SANDRA SALETE DE CAMARGO SILVA

Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia, atualmente na Vice-Direção de Campus da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/União da Vitória).Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava/Paraná (FAFIG/UNICENTRO) e Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).Tem experiência na área de educação, com ênfase nos temas:

Educação e Direitos Humanos. Educação Especial e Inclusiva. Gestão Educacional. Política Educacional. Lidera e coordena o Nepedin – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Direito e Inclusão.

Contato: sscamargosilva@hotmail.com

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