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Mercado de Etanol – Aspectos históricos e institucionais no Brasil e Estados Unidos

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Descrição

Adriana Kirchof de Brum e Airton Pinto de Moura
ISBN: 978-85-5544-006-9
Número de Páginas: 218
Peso: 0,320

Nas últimas décadas tem-se verificado um aumento da industrialização mundial, fato que desperta a atenção para a capacidade de fornecimento de energia nesse processo. A discussão em torno da matriz energética é de fundamental relevância, em se tratando de planejamento, inovação, sustentabilidade e competitividade produtiva de uma economia.

O sentimento de que vale a pena crescer a qualquer custo sofreu alterações, ao se considerar a necessidade de um crescimento sustentável e cada vez mais consciente e responsável na utilização dos recursos naturais, sem impactar demasiadamente o meio ambiente.

No entanto, o caminho sinalizado apresenta curvas que podem desviar a conduta dos agentes e a formulação de políticas desconexas, quando se trata de priorizar a obtenção de recursos energéticos a um custo baixo e com pouco impacto ambiental. Ao analisar as características históricas e institucionais dos mercados de etanol brasileiro e norte-americano, verifica-se o surgimento de descompassos, próprios do modelo brasileiro de produção de biocombustíveis e que representam riscos para a competitividade da matriz energética nacional.

1.            AMBIENTE INSTITUCIONAL COMO DETERMINANTE DO DESEMPENHO ECONÔMICO       19

1.1         ECONOMIA INSTITUCIONAL E COMPETITIVIDADE             20

1.2         REGULAÇÃO E AS FONTES DE CRESCIMENTO ECONÔMICO           22

1.3         INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E DINAMISMO PRODUTIVO   28

2.            CONTEXTO HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DO ETANOL NA ECONOMIA BRASILEIRA E  NORTE-AMERICANA       35

2.1         O ETANOL NO BRASIL     35

2.1.1      Características produtivas e a configuração do espaço produtivo no brasil            37

2.1.2      Aspectos institucionais e as mudanças deflagradas no século XX               41

2.1.3      O programa nacional do álcool – Proálcool e suas etapas              54

2.2         O ETANOL NOS ESTADOS UNIDOS           63

2.2.1      Evolução do etanol nos Estados Unidos 66

3.            CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DO SETOR DE ETANOL NOS PRINCIPAIS PAÍSES PRODUTORES    81

3.1         CONFIGURAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO ETANOL     82

3.1.1      Cadeia produtiva de etanol no Brasil      82

3.1.2      Cadeia produtiva de etanol nos Estados Unidos 105

3.2         PROCESSO PRODUTIVO DO ETANOL       108

3.2.1      O processo produtivo do etanol no Brasil             109

3.2.2      O processo produtivo do etanol nos Estados Unidos        116

3.3         Capacidade Instalada e Localização da Produção no Brasil e Nos Estados Unidos               120

3.4         OS VEÍCULOS FLEX FUEL               129

3.4.1      Os Veículos flex fuel no Brasil     130

3.4.2      Os veículos flex fuel nos Estados Unidos               144

4.            CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS DO MERCADO DE ETANOL NO BRASIL E NOS

ESTADOS UNIDOS            147

4.1         REGULAÇÃO DO MERCADO DE ETANOL NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS       147

4.1.1      A regulação no Brasil      148

4.1.2      A regulação nos Estados Unidos               169

4.2         EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE ETANOL NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS 178

4.3         PRODUÇÃO E DEMANDA DO ETANOL NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS           186

5.            CONSIDERAÇÕES FINAIS              203

REFERÊNCIAS    213

Adriana Kirchof de Brum

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente, nos seguintes temas: políticas públicas, desenvolvimento regional, economia brasileira e economia institucional.

Airton Pinto de Moura

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão pública, análise de mercado e desenvolvimento econômico.

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