Descrição
Paulo Roberto Correia de Oliveira
ISBN: 978-85-8443-152-6
PESO: 0,265g
R$35,00
pagamento com boleto bancário
parcela mínima R$ 30,00
Parcelamento | |
---|---|
1x de R$35,00 sem juros | R$35,00 |
Paulo Roberto Correia de Oliveira
ISBN: 978-85-8443-152-6
PESO: 0,265g
Excelente síntese, este livro foi idealizado e escrito visando os leitores interessados no estudo da trajetória do teatro brasileiro.
Abrangendo o teatro nacional, em suas múltiplas facetas, desde meados da década de oitenta do século passado até os desenvolvimentos cênicos dos últimos anos, o autor buscou interpretar, de maneira clara e em estilo eminentemente didático, a evolução e os aspectos fundamentais de nossa literatura dramática.
Seguindo critérios cronológicos, o estudo vertente contém observações oportunas e valiosas sobre os sucessivos movimentos teatrais verificados entre nós, enfocando as obras exponenciais de cada período, a correlação de ator e autor, os vínculos destes em um determinado momento histórico, bem como as causas da existência de um teatro em franco progresso no Brasil. Faz, também, referências biográficas e bibliográficas dos principais dramaturgos, não olvidando, com informes elucidativos, as companhias e os artistas que mais se destacaram em nossos palcos.
Embora sem pretensões de esgotar o tema, esta sinopse, nas fases que aborda é completa, porquanto não omite nenhum dos tópicos relevantes do teatro brasileiro, desde o histórico ao estético, tornando-se, deste modo, como já salientado, num útil e seguro itinerário para todos os aficionados na análise dramática e os seus segmentos.
O Teatro do Final do Século XIX e o Alvorecer do Século XX – Ciclo do Teatro Ligeiro……………9
O Teatro do Início do Século XX – Ciclos Moderno e Nacionalista………………………………………17
O Teatro de Roberto Gomes………………………………………………………………………………………….29
O Teatro de Atores e Atrizes………………………………………………………………………………………….33
Dulcina: A Grande Dama do Teatro………………………………………………………………………………..35
A Semana de Arte Moderna e o Teatro…………………………………………………………………………..39
O Teatro das Décadas de Vinte e Trinta: Novas Tendências……………………………………………….45
O Teatro de Nelson Rodrigues e Os Comediantes……………………………………………………………..55
Os Movimentos Inovadores dos Anos 40 e 50………………………………………………………………….65
O Teatro Infantil……………………………………………………………………………………………………………93
Nasce o Teatro de Arena……………………………………………………………………………………………….97
O Teatro do Nordeste………………………………………………………………………………………………….107
O Teatro de Antonio Callado………………………………………………………………………………………119
Nasce o Grupo Oficina……………………………………………………………………………………………….123
Grupo Opinião………………………………………………………………………………………………………….129
O Teatro Tragicômico de Millôr Fernandes…………………………………………………………………..133
O Teatro Trágico de Plínio Marcos………………………………………………………………………………137
Criações Diversas (Décadas de Sessenta e Setenta) ……………………………………………………….141
A Dramaturgia Cristã…………………………………………………………………………………………………149
Dramaturgos Bissextos………………………………………………………………………………………………153
A Dramaturgia nos Anos 60………………………………………………………………………………………..163
O Teatro Brasileiro nos Anos 70 e 80…………………………………………………………………………….171
Um Destaque: Naum Alves de Souza…………………………………………………………………………….181
Dramaturgia: Novas Tendências…………………………………………………………………………………..185
Movimentos Diversos………………………………………………………………………………………………….197
Aspecto Geral…………………………………………………………………………………………………………….201
Bibliografia………………………………………………………………………………………………………………..207
Paulo Roberto Correia de Oliveira
Nasceu em Curitiba, no dia 12 de abril de 1937. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Exerceu a magistratura. Atualmente é Juiz de Direito aposentado. Lecionou na Escola de Magistratura do Paraná, nas áreas de Direito Penal e Direito Civil (família). Pertence ao Centro de Letras do Paraná e Círculo de Estudos Bandeirantes, ambos com sede em Curitiba/Paraná. Autor dos livros Aspectos do Teatro Brasileiro, primeira edição publicada em 1999 e segunda edição em 2017, e O Teatro Existencialista e o Autoritarismo, de 2017.
Avaliações
Não há avaliações ainda.