Descrição
Sandra Salete de Camargo Silva e Ivanildo Sachinski – Orgs.
ISBN: 978-65-5765-160-5 | Dez. 2022
196p.
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Sandra Salete de Camargo Silva e Ivanildo Sachinski – Orgs.
ISBN: 978-65-5765-160-5 | Dez. 2022
196p.
A escola brasileira, como uma instituição do Estado, apresenta-se em crise! Dentre nós, professoras e professores, paira há décadas a culpabilidade pelos insucessos do processo de escolarização. Contraditoriamente, resistimos, propositivamente, democratizando a escola, o conhecimento e a gestão para o acesso e a permanência de todos e todas nesses espaços formativos.
Olhamos o ponto de partida, há década está desta primavera aquele verão de 2012. Tudo passou tão rápido e, ao mesmo tempo, temos a sensação de que estamos iniciando a caminhada. Mas afinal, a partida deixa a inércia, se move na busca e carrega a participação. Nesse sentido, a propositura deste livro reuniu pessoas marcantes durante a cíclica (r)existência do Epedin (Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão).
Em 2012, ocorreu o início de um núcleo no colegiado de Pedagogia, do Campus de União da Vitória, Unespar (na época Fafiuv), denominado Nepedin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão), proposto e coordenado pela professora Sandra Salete de Camargo Silva com o objetivo de articular o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Tecendo assim, no decorrer de dez anos, redes de cooperação recíproca entre diversos segmentos de União da Vitória e do entorno com a Unespar.
Em 2021, com ajustes resultantes das consequências da Pandemia do Covid-19, os encontros se tornaram remotos, e com isso ocorreu a ampliação e a transformação de núcleo para espaço coletivo, o Epedin da Unespar — União da Vitória, abrangendo toda região do Contestado, com redes colaborativas para grupos vulneráveis, possibilitando o acesso aos direitos da valorização da diversidade e defesa dos direitos humanos.
A presente publicação, organizada em quatro seções, inspirada pelo ciclo permanente das estações do ano, trouxe em capítulos interligados o desenho das (an)danças de professores, estudantes e profissionais da educação por esse coletivo de debate, encontros, angustias e esperanças por outros caminhos de mediação de conflitos, promoção de processos e práticas pela visibilização dos sujeitos de direito da Educação Especial e Inclusiva, protagonizando processo de inovação do ensino e garantias de aprendizagens, pela acessibilidade em todos os âmbitos sociais.
É preciso registrar e celebrar essa caminhada coletiva pela educação, direito e inclusão!
Olhares das(os) Autoras e Autores para o EPEDIN em suas estações:………………………….. 11
Foi no VERÃO
Seção 1: Do Espaço de resistência: NEPEDIN (2012) agora EPEDIN (2020)
Capítulo 1 -A tecnologia assistiva e a formação docente com foco na
educação inclusiva…………………………………………………………………………………………………. 23
Janaíne Gonçalves de Oliveira | Tatiana de Lima | Sandra Salete de Camargo Silva
Capítulo 2 – NEPEDIN agora é EPEDIN: pegadas por uma rede colaborativa pela inclusão. 33
Anna Luiza de Camargo Silva | Mariane de Freitas | Taiane Alves do Prado
Capítulo 3 – Conhecer para incluir: a prática educativa e social com ênfase
na acessibilidade atitudinal………………………………………………………………………………………. 43
Maria Fernanda Ferreira Nadolny | Meliane Aparecida da Rosa | Ivanildo Sachinski
Capítulo 4 – Educação inclusiva: discussões entre a garantia de direitos e os
desafios pedagógicos entre as diferentes instituições…………………………………………………. 51
Solange da Silva | Danieli Bachtchen
Capítulo 5 – Alternativas educacionais: uma retrospectiva histórica……………………………… 63
Raquel da Silva | Solange da Silva | Tânia da Silva
E chegou o OUTONO
Seção 2: Um Centro de apoio: Nespi (2016)
Capítulo 6 – Ação pedagógica: os dilemáticos caminhos para o exercício da cidadania….. 79
Valkiria de Novais Santiago | Antonio Charles Santiago Almeida
Capítulo 7 – Estudantes público da educação especial (pee) na universidade pública:
um ponto reticente?………………………………………………………………………………………………… 87
Deise Borchhardt Moda | Sandra Salete de Camargo Silva
Capítulo 8 – O sujeito com deficiência e a inclusão: as relações entre a luta e o espaço…. 95
Ivanildo Sachinski | Ana Paula Araújo da Silva | Rosemery Alves Cardozo Marinho
Capítulo 9 – Planejamento na escola inclusiva: o dua como possibilidade…………………. 105
Josiane Jocoski Bueno | Sávio Bueno
Capítulo 10 – Educação inclusiva no Brasil, processos e práticas por caminhos de
um direito social fundamental: algumas provocações……………………………………………….. 115
Sandra Salete de Camargo Silva | Lara Bianca Pinto Vieira | Lutécia Hiera da Cruz
Num certo INVERNO
Seção 3: As Propostas de Pesquisa: PROFEI (2019))
Capítulo 11 – Trabalho colaborativo: uma proposta de inclusão voltada à escolarização
do estudante com tea …………………………………………………………………………………………. 125
Michelly Fink | Vanessa Tavares Brito Pinheiro | Everton Schwartz da Silva
| Sandra Salete de Camargo Silva
Capítulo 12 – Alfabetização e o direito à apropriação da linguagem escrita:
uma relação com a inclusão………………………………………………………………………………….. 133
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi | Kelyn Caroline Bueno | Sandra Salete de Camargo Silva
Eis a PRIMAVERA
Seção 4: A formação inicial: Pedagogia (2012-2022)
Capítulo 13 – A inclusão escolar dos estudantes com transtorno do
espectro autista no contexto da educação especial: aproximações preliminares………….. 145
Gabrielly Stocker Santos | Sandra Salete de Camargo Silva
Capítulo 14 – O trabalho do professor com o aluno disléxico: considerações,
demandas e desafios……………………………………………………………………………………………. 155
Letícia Stacechen | Caroline Elizabel Blaszko
Capítulo 15 – Formação docente inicial: reflexões sobre a gestão e a avaliação
em sala de aula …………………………………………………………………………………………………… 165
Francielle Krich | Valéria Aparecida Schena | Rosana Beatriz Ansai
Capítulo 16 – Educação infantil, inclusão e desenho: possibilidades
no processo educativo………………………………………………………………………………………….. 175
Tatiane Alves da Silva | Sandra Salete de Camargo Silva
Capítulo 17 – Políticas públicas, processos inclusivos e o estudante com Transtorno do Espectro Autista: aproximações para a visibilidade ao sujeito de direito…………………………………………………………………………………………………… 185
Alessandra Muncinelli Pimentel | Sandra Salete de Camargo Silva
Sandra Salete de Camargo Silva. Professora, Pedagoga, Advogada. Graduada em Pedagogia (Unicentro/Fafig) e Direito (UEM). Mestra e Doutora em Educação (UEM). Docente Associada dos Colegiados de Pedagogia e Direito da Unespar- União da Vitória. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei — Unespar), Coordenadora do Epedin/Gepprax/Capes. Membro do Núcleo de Educação Especial e Inclusão (CEDH — Unespar — UV). Email: [email protected]
Ivanildo Sachinski. Professor, Pedagogo. Licenciado em História (Fafiuv) e Pedagogia (UEPG). Mestre em Educação (UFSC). Atualmente doutorando em Educação (Unicentro). Docente do Colegiado de Pedagogia da Unespar — União da Vitória, Membro do Epedin/Gepprax. Coordenador do Núcleo de Educação Especial e Inclusão (CEDH — Unespar — UV). Docente da rede estadual de ensino. Email: [email protected]
ALESSANDRA MUCINELLI PIMENTEL
Acadêmica do 4° ano de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória. E.mail: [email protected]
Ana Paula Araújo da Silva
Mestre em Educação Inclusiva – Profei (Unespar). Graduada em História, Letras Português e Inglês e Pedagogia. Docente há 15 anos, atua na educação básica no município de União da Vitória/PR. E-mail: [email protected].
Anna Luiza de Camargo Silva
Acadêmica do curso bacharelado em Engenharia de Produção, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Paranaguá. E-mail: Annasilva1564@gmail. com.br
Antonio Charles Santiago Almeida
Pós-Doutor em Sociologia, Doutor em Educação e formação em Filosofia e Sociologia e Mestre em Ciências Sociais. Professor de filosofia e sociologia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória. Autor dos livros: Filosofia Política, Filosofia de Boteco, Conceitos Políticos na Obra de Ortega y Gasset e Rasgos de Política, Educación y Cultura en Brasil. Email: [email protected]
Caroline Elizabel Blaszko
Doutora em Educação (PUC/PR). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Pedagoga, Psicopedagoga e especialista em Educação Especial (Unespar/UV). Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (Gepprax) vinculado ao Curso de Pedagogia da Unespar/UV. Membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET). Email: [email protected].
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
Doutora, Mestre e Pós-Doutora pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e em Letras pela FECLI, atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui especialização em Educação Infantil (UTP) e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO). Docente há 33 anos, sendo 28 da educação básica. Professora adjunta da Unespar, no colegiado de Pedagogia, campus de União da Vitória. Email: [email protected]
Danieli Bachtchen
Especialista em Psicopedagogia Institucional; Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual e Distúrbios de Aprendizagem. Graduada em Pedagogia pela Unicentro. Pedagoga na rede municipal de ensino de Mallet/PR. E-mail: [email protected]
Deise Borchhardt Moda
Licenciada em Química, mestre e doutora em Química Orgânica pela UFSM. Docente adjunto do colegiado de Química, do campus de União da Vitória, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).E-mail: [email protected]
Everton Schwartz da Silva
Mestrando em Educação Inclusiva do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Graduado em Licenciatura e História (FAFI-UVA). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integradas Camões. Docente do componente curricular de História a 10 anos no ensino público, lecionando para as turmas do ensino fundamental II e ensino. Email: [email protected]
Francielle Krich
Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná – Unespar Campus de União da Vitória-Pr. 2022. Email: [email protected]
Gabrielly Stocker Santos
Acadêmica do 4º ano de Pedagogia da Unespar, do Campus de União da Vitória. Formada em magistério. Trabalha com educação há 5 anos como auxiliar de turma. E-mail: [email protected]
Ivanildo Sachinski
Professor, Pedagogo. Licenciado em História pela FAFIUV e Pedagogia pela UEPG. Mestre em Educação pela UFSC. Atualmente doutorando em Educação pela UNICENTRO. Docente do Colegiado de Pedagogia da Unespar- União da Vitória, Membro do Epedin/GEPPRAX. Coordenador do Núcleo de Educação Especial e Inclusão (CEDH-UNESPAR-UV). Docente da rede estadual de ensino. Email: [email protected]
Janaíne Gonçalves de Oliveira
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Docente efetiva da prefeitura de Paulo Frontin/PR desde 2017 e docente do município de Porto União/SC, desde 2021. Membro do Espaço de Estudo e Pesquisa em Educação Direito e Inclusão (Epedin) desde o ano de 2013. E-mail: [email protected]
Josiane Jocoski Bueno
Doutoranda em Educação. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Graduada em Licenciatura em Matemática e em Pedagogia. Atualmente, é professora colaboradora do curso de licenciatura em matemática da Unespar. Tem experiência na área de educação, com ênfase nos temas: educação especial e inclusiva, formação de professores e ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva. E-mail: [email protected]
Kelyn Caroline Bueno
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, na linha de História e Historiografia da Educação. Especialização em Alfabetização e Letramento, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória-PR. E-mail: [email protected]
Lara Bianca Pinto Vieira
Bacharel em Direito pela UGV de União da Vitória/PR e residente técnica em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação pelo Separtec, atuando na Agitec da Unespar, campus de União da Vitória. Email: [email protected]
Letícia Stacechen
Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná. Email: [email protected]
Lutécia Hiera da Cruz
Doutora em Química pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Química dos Recursos Naturais pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Química Industrial (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Norte do Paraná. Docente a 22 anos e hoje docente associada do Colegiado de Química e membro do Grupo de Trabalho para a proposta de Mestrado em Conhecimento em Ensino e Docência do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR. E-mail: [email protected]
Maria Fernanda Ferreira Nadolny
Formada em Pedagogia pela Unespar/UV em 2016. Fez parte do PIBIC da Unespar/UV em 2014-2015. Desde 2018, é docente. Atualmente, é professora da rede municipal de São João do Triunfo. E-mail: [email protected]
Mariane de Freitas
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) stricto sensu da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória. É professora colaboradora no Departamento de Pedagogia a Distância (DPAD-CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Assessora técnica do campus de União da Vitória, da Unespar. É membro do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação, linha de pesquisa: Cotidiano, Conhecimento e Educação Escolar da UFFS/Chapecó; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (Gepprax), linha de pesquisa: Formação de Professores da Unespar/UV, ambos vinculados ao CNPQ. Email: [email protected]
Meliane Aparecida da Rosa
Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Graduada em Pedagogia pela Unespar/UV. No momento não atua no âmbito educacional, trabalhando na área de saúde. E-mail [email protected]
Michelly Fink
Mestre em Educação Inclusiva (Unespar). Graduada em Pedagogia (Unespar). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional (Unespar) e Educação Especial (Bagozzi). Professora do município de União da Vitória há 10 anos e pedagoga do estado do Paraná há 8 anos. E-mail: [email protected]
Raquel da Silva
Especialista na área de Educação Especial, pela Faveni (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Especialista na área de Psicopedagogia, pela Faveni. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória/PR. E-mail: [email protected]
Rosana Beatriz Ansai
Mestre em Educação pelo Centro Uno Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS), atualmente, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Professora assistente decana do Curso de Pedagogia da Unespar/UV. Membro do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: Teoria e Prática (GEPE), linha de pesquisa: Núcleo de Estudos em Formação Inicial e Permanente de Professores, da Unespar/UV. E-mail: [email protected]
Rosemery Alves Cardozo Marinho
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (Uniarp). Especialista em Neuropsicopedagogia pela Censupeg, em 2015. Docente da Unespar UV no colegiado de Pedagogia. E-mail: [email protected]
Sávio Bueno
Especialista em Educação Inclusiva e Especial. Graduado em Licenciatura em Letras e acadêmico de Pedagogia. Atualmente, professor colaborador do curso de licenciatura em pedagogia da Unespar, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado e membro do Núcleo de educação especial e inclusiva (NESPI) no Campus de União da Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: atendimento educacional especializado, educação especial e inclusiva, ensino e aprendizagem de língua portuguesa. E-mail: [email protected]
Sandra Salete de Camargo Silva
Professora, Pedagoga, Advogada. Graduada em Pedagogia (UNICENTRO/FAFIG) e Direito (UEM). Mestra e Doutora em Educação (UEM). Docente Associada dos Colegiados de Pedagogia e Direito da Unespar- União da Vitória. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-UNESPAR), Coordenadora do Epedin/GEPPRAX. Membro do Núcleo de Educação Especial e Inclusão (CEDH-UNESPAR-UV). Email: [email protected]
Solange da Silva
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Especial Inclusiva, Arte, Educação e Terapia. Psicopedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Mallet/PR. Integrante do grupo de estudos e pesquisas intitulado Fracasso escolar de alunas na Educação Básica: análise da trajetória escolar durante a pandemia da Covid-19 e a expulsão do direito à educação, coordenado pela professora doutora Célia Ratusniak, da Universidade Federal do Paraná. E-mail: [email protected]
Taiane Alves do Prado
Graduada em Pedagogia pela Unespar, campus de União da Vitória. Docente no município de Porto União, atuando na área de educação infantil. Possui experiência docente em educação especial e formação de professores pelo Curso de Magistério. Email: [email protected]
Tânia da Silva
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) pela Universidade Estadual do Paraná, campus União da Vitória. Docente há 13 anos. Atualmente, trabalha como gestora educacional na rede pública do Município de Porto União/SC. E-mail: [email protected]
Tatiana de Lima
Mestre em Educação Inclusiva do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Docente efetiva da prefeitura de Paulo Frontin/PR, desde 2017. E-mail: [email protected]
Tatiane Alves da Silva
Acadêmica do 4° ano de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). E-mail: [email protected]
Valéria Aparecida Schena
Doutora em Educação pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR) na linha de pesquisa: História e Políticas Educacionais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2008. Formação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (2000). Professora titular do Curso de Pedagogia da Unespar, campus de União da Vitória/PR. Pesquisadora do Nucathe (Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas de Documentos de História da Educação), com cadastro junto ao CNPQ. Tem experiência na área de educação com ênfase em história da educação e didática, atuando nos seguintes temas: formação de professores, história da educação e infância. Integrante do Grupo de Trabalho para a proposta de Mestrado em Conhecimento em Ensino e Docência da Unespar. Atualmente, atua como Coordenadora do RP (Programa de Residência Pedagógica – Curso de Pedagogia, campus de União da Vitória/PR). Membro do Grupo do Mestrado em Educação da Unespar, campus de União da Vitória/PR. Membro do Grupo de Estudos Gepprax, da Unespar, campus União da Vitória/PR. Membro do Grupo de Estudos: História, intelectuais e educação no Brasil e Paraná de oitocentos e novecentos UEPG. Email: [email protected]
Valkiria de Novais Santiago
Doutora pelo programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR. Mestre em Educação (UNIVALI – SC). Graduada em Letras Vernáculas (UESB), e em Pedagogia (UNIFACVEST). Formada na área de Psicanálise Clínica (SBEP). Especializada em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela UNC-SC, e Educação Espacial Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís- SP. Docente há 22 anos, hoje, docente do colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, e da Rede Básica de Ensino. E-mail: [email protected]
Vanessa Tavares Brito Pinheiro
Mestre em educação inclusiva – Profei Unespar. Graduada em Pedagogia (UEPG), pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional e em Educação especial. Pedagoga há 17 anos e docente da educação especial há 10 anos, associada ao Governo do Estado do Paraná. Atualmente, residente na cidade de União da Vitória. E-mail: [email protected]
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