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Administração de empresas e mercado financeiro no capitalismo contemporâneo do Brasil

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Descrição

Marcelo Gonçalves Marcelino | Renato da Costa dos Santos

ISBN: 978-65-5765-122-3 | 2022

Peso: 0.300g

150p.

Dirigido à acadêmicos, administradores, economistas, executivos, pesquisadores e demais interessados na dinâmica da administração de empresas e do mercado financeiro no capitalismo contemporâneo. Este livro apresenta um resgate das principais estratégias e posicionamentos das organizações de acordo com o ambiente de mercado, sua posição competitiva e as frequentes oscilações e mudanças decorrentes. Os autores analisam diferentes momentos e perspectivas marcantes das últimas décadas, posicionando o leitor quanto aos interesses das empresas em busca de rentabilidade para o seu capital. A realidade brasileira é de uma das maiores taxas de juros do mundo e não ocorre um repasse efetivo da maior parte do orçamento público que deveria ser destinado às políticas públicas sociais e de infraestrutura, além dos investimentos estratégicos do Estado e a manutenção da máquina pública administrativa. O ambiente exige planejamento e estratégia, a fim de atingir uma posição vantajosa frente a concorrência que atua no mesmo setor, ao mesmo tempo que a concentração de mercado atinge níveis exacerbados e o mercado financeiro tem uma maior participação no que tange ao aumento das desigualdades em nível global.

PARTE 1
ADMINISTRAÇÃO: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………11

2 EMPREENDEDORISMO SOCIAL, IMPACTO E
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E EMPRESARIAL…………………………..14

3 OS DESAFIOS DA GESTÃO SUSTENTÁVEL…………………………………17

4 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E VANTAGEM COMPETITIVA……19
4.1 Planejamento estratégico ………………………………………………………….22
4.2 Vantagem competitiva ……………………………………………………………..24
4.2.1 Vantagem competitiva sustentável …………………………………..26

5 CAPACIDADES DINÂMICAS………………………………………………………..28

6 COMUNIDADES VIRTUAIS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS ….33
6.1 Comunicação integrada de marketing ………………………………………35
6.2 Redes sociais digitais…………………………………………………………………38

7 MUDANÇA E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL ………………………..42
7.1 Resistência à mudança ……………………………………………………………..43
7.1.1 Etapas do processo de mudança ………………………………….44

8 GESTÃO POR DIRETRIZES ………………………………………………………….46

9 OBJETIVOS SMART……………………………………………………………………….47
9.1 Estabelecendo os objetivos SMART ………………………………………….48

10 A GESTÃO DO CONHECIMENTO……………………………………………..50

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………………..53

PARTE 2
ECONOMIA, CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E FINANCEIRIZAÇÃO NO BRASIL

1 INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………63

2 A MACRODINÂMICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO:
TRANSIÇÃO DO APARATO ESTATAL E DA RECONFIGURAÇÃO
TECNOLÓGICA E FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE
ACUMULAÇÃO……………………………………………………………………………..67

3 SETOR REAL E CAPITAL FINANCEIRO: FALSAS DICOTOMIAS E VERDADEIROS
CONSTRANGIMENTOS NO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO……71

4 A DIFUSÃO E A AMPLIAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
E DO CAPITALISMO FINANCEIRO DESENFREADO NO
CONTEXTO DAS CRISES ECONÔMICAS ……………………………………77

5 ANTECEDENTES HISTÓRICOS – FORMAÇÃO DO
CAPITALISMO MONOPOLISTA DE ESTADO: DISPUTAS E
INTERESSES NA ESTRUTURAÇÃO TECNOCRÁTICA DO
CAPITAL FINANCEIRO ……………………………………………………………….84

6 BANCO CENTRAL DO BRASIL: DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DO
PROCESSO DE FINANCEIRIZAÇÃO BRASILEIRO E SUAS
CONEXÕES COM O CAPITALISMO GLOBAL …………………………. 100

7 TESOURO NACIONAL E BANCO CENTRAL DO BRASIL:
INSTITUIÇÕES CHAVE E ESTRATÉGICAS DO CAPITAL
FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL NA
CONTRAMÃO DAS FINANÇAS E DAS POLÍTICAS
PÚBLICAS DO ESTADO…………………………………………………………….. 107
7.1 O desenvolvimento das instituições chave do poder
econômico-financeiro na esfera do Sistema Financeiro
Nacional: o Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil
e a definição das políticas públicas no Brasil………………………….. 115
7.2 A transferência de renda e riqueza para os donos da
dívida pública: o Banco Central e o Tesouro Nacional
garantem o aporte de recursos e a continuidade do
processo de acumulação e reprodução de capital…………………… 122

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………. 139

REFERÊNCIAS……………………………………………………………………………….. 142

ÍNDICE ALFABÉTICO…………………………………………………………………… 145

Marcelo Gonçalves Marcelino
O professor Marcelo Gonçalves Marcelino tem mais de duas décadas de atividades profissionais ligadas à pesquisa, docência e consultoria acadêmica. Graduado em Ciências Econômicas e Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política) pela UFPR, tem licenciatura em Matemática pela UTFPR, especialização em Sociologia Política, mestrado e doutorado em Sociologia, todos pela UFPR. Atua como pesquisador do NEP Núcleo de Estudos Paranaenses que estuda a genealogia do poder político da classe dominante na UFPR, é membro e coordenador do GFEP, grupo de filosofia e economia política vinculado ao NESEF Núcleo de Estudos da Educação Filosófica do setor de educação da UFPR. Desde 2015 também coordena a Auditoria Cidadã da Dívida Pública em Curitiba ligada à ACD (Auditoria Cidadã da Dívida) nacional.

Renato da Costa dos Santos
Doutor em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, tendo feito sanduíche na Universitat Jaume I em Castellón de La Plana, Espanha em 2017 Department of Business Administration and Marketing. Mestre em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR. Pós-graduado em Administração Estratégica, Graduado em Administração. Pós-Doutorando em Gestão Urbana e Cidades Digitais Estratégicas. Trabalhou no Armazém da Amazon.com em Carlisle-Pennsilvanya-USA em 2008 como “management trainee”. Professor há 17 anos em nível de graduação e pós-graduação, presencial e à distância e coordenador de cursos. Membro Efetivo da Academia de Cultura de Curitiba-ACCUR, membro da Academia Paranaense da Poesia. Autor dos livros “Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva” da Editora JM, 2013, “Administração do Agronegócio no Brasil, Editora CRV, 2014, autor do livro “Redes Intraorganizacionais e Consenso Estratégico”, Novas Edições Acadêmicas, 2015, “Core Competence: além das competências essenciais”, Editora JM, 2018, “Desigualdades Sociais e os Desafios das Políticas Públicas” Editora Uniedusul, 2020, “Gestão Empresarial: teoria e prática”, 2020, “Gestão do Conhecimento na Indústria 4.0”, Editora Uniedusul, “Empreendedorismo Social e Sustentável: desafios e tendências” Editora Uniedusul, 2021.

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