Descrição
Fabrício Motta | Emerson Gabardo
ISBN: 978-65-5765-016-5 | 2020
Peso: 0,800g
570p.
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Fabrício Motta | Emerson Gabardo
ISBN: 978-65-5765-016-5 | 2020
Peso: 0,800g
570p.
Apresentação…………………………………………………………………………………………………….15
 Fabrício Motta
PARTE I
 TEXTOS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
 O dever de erradicar a pobreza e o direito ao desenvolvimento como parâmetro de
 avaliação dos Tribunais de Contas: acórdão de parecer prévio n. 287/18 – TCE-PR………19
 Adriana da Costa Ricardo Schier | Saúl Hercán Kritski Báez
 O Tribunal de Contas da União e o controle das agências reguladoras…………………………37
 Benjamin Zymler
 Reforma jurídica para o desenvolvimento da governança da ordenação pública
 econômica no Brasil………………………………………………………………………………………….51
 Carlos Ari Sundfeld
 A complexidade do poder regulamentar via decretos: dos limites normativos ao possível
 déficit democrático……………………………………………………………………………………………63
 Caroline Müller Bitencourt | Janriê Reck
 Novas tecnologias na Administração Pública, no mercado e na sociedade: instrumentos para aceleração da marcha ou verdadeiros entraves para a condução do Brasil e dos
 brasileiros rumo ao desenvolvimento?…………………………………………………………………..81
 Daniel Ferreira
 Contratação temporária de professores substitutos: a problemática da “sucessividade”
 e o dilema das pequenas unidades administrativas………………………………………………….99
 Eduardo dos Santos Dionizio
 Estado gerencial, regulação e desenvolvimento: o papel da Administração Pública na
 indução dos agentes privados à promoção social………………………………………………….113
 Emerson Affonso da Costa Moura
 De Mariana a Brumadinho: o marco regulatório da segurança de barragens sob a ótica
 da delegação do exercício do poder de polícia………………………………………………………131
 Flávio Henrique Unes Pereira
 O controle judicial do processo administrativo disciplinar………………………………………..149
 Florivaldo Dutra de Araújo
 Atos normativos infralegais e os parâmetros do controle judicial das políticas públicas
 de saúde no tocante ao fornecimento de medicamentos…………………………………………167
 Georges Louis Hage Humbert | Natália Libório
 Parcerias sociais: dificuldades práticas na implementação da Lei 13.019/2014…………..183
 Irene Nohara | Daniel Scheiblich Rodrigues
 O princípio republicano como princípio constitucional estruturante do regime
 jurídico-administrativo………………………………………………………………………………………197
 José Sérgio da Silva Cristóvam
 Direito administrativo e desenvolvimento: visão prospectiva…………………………………….213
 Juarez Freitas
 A atualidade do debate sobre políticas urbanas para a promoção do direito à cidade……221
 Lígia Maria Silva Melo de Casimiro
 A aplicabilidade do Código de Processo Civil no processo administrativo…………………..235
 Manoel Messias Peixinho
 A nova LINDB e o direito administrativo: o que esperar?…………………………………………251
 Maria Sylvia Zanella di Pietro
 Riscos de improbidade administrativa na gestão de calamidades públicas e as
 consectárias responsabilizações jurídicas do agente público……………………………………261
 Rogério Gesta Leal
 Os poderes regrantes do Executivo e de sua administração…………………………………….279
 Sergio de Andréa Ferreira
 Acordo de leniência na Lei Anticorrupção: pontos de estrangulamento de
 segurança jurídica……………………………………………………………………………………………293
 Thiago Marrara
 Um olhar substancialmente federativo das compras públicas no Brasil……………………..311
 Victor Aguiar Jardim de Amorim
 Conceito jurídico-positivo de ato de improbidade administrativa……………………………….323
 Vladimir da Rocha França
PARTE II
 TEXTOS VENCEDORES DO CONCURSO DE ARTIGOS JURÍDICOS
 Primeiro Lugar
 A utilização de inteligência artificial na atividade regulatória: uma proposição de
 regulação inteligente em favor do desenvolvimento nacional……………………………………341
 William Ivan Gallo Aponte | Rafaella Nátaly Fácio
 Segundo Lugar
 Hércules, o gestor……………………………………………………………………………………………361
 Francisco Arlem de Queiroz Sousa
 Segundo Lugar
 O lobby como facilitador da decisão pública satisfatória…………………………………………381
 Gustavo Martinelli
 Terceiro Lugar
 O marco regulatório do saneamento no Brasil e o impacto nas políticas de saneamento
 dos municípios da região norte de Santa Catarina………………………………………………….399
 Daniel Wagner Heinig | Ana Paula Myszczuk
PARTE III
 RESUMOS DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS EM GESTÃO PÚBLICA
 Licitações públicas – transparência na era digital na administração municipal…………….421
 José Roberto Tiossi Junior
 Gestão de riscos como condição para uma administração sustentável: atuação da
 Controladoria Geral da Prefeitura de Santa Maria – RS…………………………………………….423
 Carolina Salbego Lisowski
 O uso das novas tecnologias nos serviços públicos: a experiência do município de Pato
 Branco (PR) no ranking das cinco principais smart cities de médio porte do Brasil……..425
 Bárbara Dayana Brasil
 Ouvidoria 100%: ranking de eficiência dos interlocutores e secretarias ……………………..427
 Weber Dias Oliveira
 Plano Mineiro de Promoção da Integridade – PMPI………………………………………………..429
 Nicolle Ferreira Bleme | Juliana Aschar
 Eficiência na gestão educacional municipal: projeto “Situação nas Escolas” e os 100
 indicadores para uma escola de qualidade em Ribeirão Preto – SP……………………………431
 Celso de Almeida Afonso Neto | Fábio Wendel de Souza Silva
 Integração na análise automatizada de risco em licitações e contratos………………………433
 Henriques Moreira Turíbio | Cézar Augusto Ferreira
 O controle interno no Poder Legislativo – um estudo de caso da Câmara Municipal
 de Campinas…………………………………………………………………………………………………..435
 Bruno Barbosa de Souza Santos | Heloisa Candia Hollnagel
 Eixo 3 da ETR-Probidade (PGF/AGU): da repressão à prevenção………………………………437
 Bruno Félix de Almeida
PARTE IV
 RESUMOS DE COMUNICADOS CIENTÍFICOS
 Programas de integridade no Projeto de Lei 1292/95 – nova Lei de Licitações e
 Contratos Administrativos…………………………………………………………………………………441
 Philippe Magalhães Bezerra
 Repercussão da sustentabilidade nas contratações públicas na manutenção e custeio
 de serviços públicos………………………………………………………………………………………..443
 Antônio Flávio de Oliveira
 O dispute boards e a arbitragem como novas perspectivas no procedimento licitatório..445
 Henrique Nonato Quaresma dos Santos
 Concurso público para Polícia Militar do Estado da Bahia: desdobramentos da anulação
 de questões por ação judicial individual……………………………………………………………….447
 Adhemar Santos Xavier
 PEC 287: os impactos antes de sua aprovação…………………………………………………….448
 Ana Luiza da Cunha Menezes Almeida | Lara de Oliveira Osório Ayres
 Do compromisso previsto no artigo 26 da LINDB como instrumento de negociação de
 dívidas e a ordem cronológica dos pagamentos na Administração Pública: propostas
 para a eficiência na gestão dos recursos públicos…………………………………………………450
 Gustavo Silva Gusmão dos Santos
 A reforma trabalhista de 2017 como fato do príncipe ensejador de reequilíbrio
 econômico-financeiro de contrato administrativo…………………………………………………..452
 Bruno Dourado Bertotto Martins | Antônio Zeferino da Silva Júnior
 Os programas de integridade como instrumento de combate à corrupção………………….454
 Dalila Martins Viol | Marcus Vinicius Gonçalves da Cruz
 A aplicação da teoria dos precedentes pelo Tribunal de Contas da União e as alterações
 da LINDB……………………………………………………………………………………………………….456
 Fernanda de Moura Ribeiro Naves
 A economia comportamental como mecanismo de aprimoramento da gestão das
 empresas estatais……………………………………………………………………………………………458
 Giovani Ribeiro Rodrigues Alves
 O direito administrativo sanitário e os desafios da assistência farmacêutica no Brasil…..459
 Jordão Horácio da Silva Lima | Daniel dos Santos Rodrigues
 Concepções e esclarecimentos sobre a revogação parcial do artigo 10 da Lei n.
 8.429/1992 frente ao artigo 28 da Lei n. 13.655/2018…………………………………………..460
 Wellison Muchiutti Hernandes
 A inobservância do dever de acessibilidade como ato de improbidade administrativa…..461
 Ana Laura de Freitas Rego | Rebeca de Souza Barbalho
 Parâmetros para aplicação do controle de convencionalidade dos tratados de direitos
 humanos da OIT no Brasil…………………………………………………………………………………462
 Bruna Nubiato Oliveira | Maucir Pauletti
 Contratação temporária de professores substitutos – a problemática da “sucessividade”
 e o dilema das pequenas unidades administrativas………………………………………………..463
 Eduardo dos Santos Dionizio
 Administração Pública e o novo regime fiscal: eficiência ou morte……………………………465
 Paulo Tadeu Moreira Saldanha
 Evolução do planejamento no macroprocesso de contratações públicas……………………466
 Leandro de Souza Alcântara
 O marco regulatório do saneamento no Brasil e o impacto nas políticas de saneamento
 dos municípios da região norte de Santa Catarina………………………………………………….467
 Daniel Wagner Heinig | Ana Paula Myszczuk
 Ação popular e o controle social exercido pelos Tribunais de Contas…………………………468
 Luiz Gustavo de Oliveira Vieira
 Políticas públicas em relação ao uso de drogas: estudo de caso considerando uma
 análise de efetividade administrativa……………………………………………………………………487
 Ricardo Luiz Alves | Franciele Silva Cardoso
 A eliminação da relativização da propriedade privada como proposta de governo que
 prejudica o desenvolvimento nacional…………………………………………………………………489
 Maria Luiza Miranda da Costa
 Negociação processual atípica nos processos administrativos disciplinares:
 desafios e perspectivas ……………………………………………………………………………………490
 Roberta Cruz da Silva | Shayenne Ladislau Silva
 Entre pontes e muralhas, o “soberano” cidadão: a interpretação jurídica do investimento
 estrangeiro na infraestrutura brasileira na perspectiva do direito administrativo
 neoconstitucional…………………………………………………………………………………………….492
 Carolina Reis Jatobá Coêlho
 Meios consensuais para solução de conflitos em matéria de improbidade administrativa
 e a derrogação do art. 17, §1º, da Lei n. 9.249/1992…………………………………………….494
 Mateus Domingues Graner
 Análise e possibilidade de implementação do instituto do dispute board em obras de
 grande vulto no âmbito nacional…………………………………………………………………………495
 Henrique Furtado Tavares
 A necessidade de um Estado menos engessado e mais tecnológico…………………………497
 Renata Carvalho Kobus
 Autocomposição na administração federal: uma avaliação de eficiência administrativa
 e eficácia……………………………………………………………………………………………………….498
 Carolina Lemos de Faria
 Governança corporativa nas sociedades de economia mista: o que faltou à Petrobras?..500
 Ludmyla Rocha Lavinsky
 Novas matizes do jogo democrático no cenário nacional: reflexões sobre judicialização
 da política, ativismo judicial e combate à corrupção………………………………………………501
 Romano Deluque Júnior
 O mito da autonomia no modelo brasileiro de agências reguladoras………………………….503
 Ana Luíza Fernandes Calil | Leonardo Parizotto Gomes
 O exercício do controle de constitucionalidade pelo Poder Legislativo enquanto
 Administração Pública………………………………………………………………………………………505
 Arthur Gabriel Marcon Vasques | Lamartine Santos Ribeiro
 O direito à boa Administração Pública: um direito fundamental?……………………………….507
 Dafne Reichel Cabral
 Administração Pública e a absorção de inovações tecnológicas: violência simbólica
 do mercado e autonomia administrativa………………………………………………………………509
 Luasses Gonçalves dos Santos
 Condições e limites objetivos à celebração de compromissos do art. 26 da LINDB
 no exercício de competências vinculadas da Administração Pública………………………….511
 Murilo Cesar Taborda Ribas
 A corrupção como fenômeno político e econômico: uma abordagem teórica e um
 estudo de caso no Brasil…………………………………………………………………………………..513
 Fernanda Maria Afonso Carneiro
 Política pública de combate a obesidade: o uso de uma tributação seletiva e seu
 impacto no orçamento público…………………………………………………………………………..515
 Gabriel Buissa Ribeiro de Freitas | Lucas Bevilacqua
 Controle social na elaboração e execução das políticas urbanas: compatibilidade da
 legislação federal com a gestão democrática da cidade …………………………………………517
 Carolina Barbosa Rios
 O fundo de combate e erradicação da pobreza como mecanismo de alcance do
 desenvolvimento nacional e sustentável – da Resolução 41/128 – ONU à Emenda
 Constitucional 31/2000…………………………………………………………………………………….519
 Saúl Hercán Kritski Báez
 As “orientações gerais da época” do art. 24 da LINDB: (in)segurança jurídica e
 desafios à governança pelos precedentes administrativos……………………………………….520
 Fernanda Alves Andrade Guarido | Daniel Castanha de Freitas
 Acesso à justiça e seu diálogo com o direito à boa Administração Pública:
 uma possibilidade?………………………………………………………………………………………….522
 Raphaela Rodrigues Costa
 A razão pública no liberalismo político de Jhon Rawls: mecanismo de racionalidade
 para orientar a tomada de decisão na esfera pública?…………………………………………….524
 Clayton Gomes de Medeiros
 Levando o combate ao desmatamento à sério: o PPCDAm e o princípio da proibição
 de retrocesso ambiental …………………………………………………………………………………..525
 Diego Emanuel Arruda Sanchez
 Políticas regulatórias de mobilidade urbana: reflexões acerca da utilização das
 patinetes elétricas……………………………………………………………………………………………527
 Lucas Bossoni Saikali
 A ideia de serviço público como meio essencial de desenvolvimento e da condição
 de agente……………………………………………………………………………………………………….528
 Amanda Luiza Oliveira Pinto Tomazini
 Entre o intervencionismo e a subsidiariedade do Estado: a demonização do Estado no
 caso das privatizações……………………………………………………………………………………..530
 Giulia De Rossi Andrade | Tailaine Cristina Costa
 A necessidade de comprovação da má-fé para caracterização de um ato ímprobo que
 importe em enriquecimento ilícito……………………………………………………………………….532
 Rodrigo de Oliveira Ferreira
 Compreendendo os riscos da Administração Pública……………………………………………..534
 Tiago Beckert Isfer
 O reconhecimento de dívidas na Administração Pública: excepcionalidades e
 considerações normativas com fulcro em casos concretos…………………………………….535
 Débora Walter dos Reis
 A retroatividade na instituição do ato administrativo: atos declaratórios e constitutivos…536
 Flávio Garcia Cabral | Jorge Felipe Fernandes dos Santos
 Consensualismo e Estado: uma solução ao baixo índice de pagamento de multas
 ambientais?……………………………………………………………………………………………………538
 Mirela Miró Ziliotto
 Responsabilidade civil do Estado legislador: leis de efeitos concretos……………………….539
 Larissa Pereira Eiras
 Sanção administrativa concorrencial: balizas e parâmetros……………………………………..541
 Paulo Victor Barbosa Recchia
 Os limites da atividade controladora e os novos sistemas de controle
 interno municipais …………………………………………………………………………………………..543
 Óthon Castrequini Piccini
 Contributo das cinco gerações de administrativistas ao tema do controle jurisdicional
 da discricionariedade administrativa……………………………………………………………………545
 Antonio Rodrigues do Nascimento
 O instituto da requisição administrativa aplicada à área da saúde pública: reflexões a
 partir da experiência de Palmas – TO…………………………………………………………………..547
 Aline Sueli de Salles Santos
 Judicialização da saúde e a interferência judicial no planejamento orçamentário da
 Administração Pública………………………………………………………………………………………549
 Júlia Maria Tomás dos Santos | Platon Teixeira de Azevedo Neto
 Efetividade do poder de polícia ambiental no Estado de Goiás………………………………….551
 Letícia Martins de Araújo Mascarenhas | Cleuler Barbosa das Neves
 Proteção de dados: uma nova dimensão de direitos fundamentais e impressões iniciais
 acerca do enfrentamento da corrupção pela administração……………………………………..553
 Cinthya Hayashida de Carvalho Zortéa
 A competência legislativa concorrente estadual da arbitragem na
 Administração Pública………………………………………………………………………………………554
 Guilherme Sampieri Santinho | Tiago Andreotti e Silva
 A gestão do Fundo Amazônia na visão da teoria da ação comunicativa de Habermas:
 oportunidade de avanço no Estado Democrático de Direito……………………………………..555
 Mário Augusto de Araújo Luzzi Júnior
 Hércules, o gestor……………………………………………………………………………………………556
 Francisco Arlem de Queiroz Sousa
 Educação previdenciária como ação de inclusão social: instrumento de política pública
 da administração…………………………………………………………………………………………….557
 Suzana Toshimi Furuia Tsukagoshi Gallinati Heim | James Gallinati Heim
Coordenação do XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo……………………….559
Programa do XXXIII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo…………………………….561
FABRÍCIO MOTTA
 Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (2017-2019). Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás). Doutor em Direito do Estado (USP) e mestre em Direito Administrativo (UFMG).
EMERSON GABARDO
 Professor Titular de Direito Administrativo da PUCPR. Professor Associado de Direito Administrativo da UFPR. Doutor em Direito do Estado pela UFPR com estágio de Pós-doutorado pela Fordham University School of Law e pela University of California – UCI (EUA).
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